Um fato histórico é que inicialmente a abertura simbólica do carnaval de Olinda era feita pelo Cariri Olindense, quando o Velho Cariri sai montado em um jumento e desce as ladeiras, por volta das 4hrs. Assim foi até 1931, quando alguns membros fundaram o “Homem da Meia-Noite” que sai na meia noite de sábado de Zé Pereira e o domingo de Rei Momo. As suas atrações ostentam muitos bonecos gigantes, também representando o “Homem da meia-Noite”  

O carnaval do Recife é um dos mais diversos e tradicionais do Brasil! Sua cidade vizinha, Olinda possui uma cultura cheia de mistura de ritmos, com festas para todos os públicos. Um dos destinos mais procurados é a folia nas ladeiras de Olinda e pra quem não sabe, vai uma grande dica: Em Pernambuco o carnaval começa mais cedo, uma vez que os blocos fazem ensaios abertos, portanto, podem começar a farra muito antes! Uma baita dica, não é mesmo? 

Geralmente os ensaios abertos ocorrem aos sábados e domingos. Em Olinda, os blocos principais fazem os ensaios abertos pelas ruas do Sítio Histórico, e o melhor, é grátis para acompanhar os frevos, orquestas e maracutus! E de quebra, ainda curte o charme das ladeiras, sem toda a muvuca (pra quem gosta de mais espaço) das datas em que está oficialmente aberto o carnaval. Caso esteja procurando por algum bloco e está em dúvida, recomendamos a Pitombera dos quatro cantos e Patusco vão deixar seu mês de janeiro muito agitados! 

E há aqueles que gostam de ficar 24hrs na folia, sem parar nem sequer pra descansar! Basta se hospedar em uma casa no Sítio Histórico e assim que abrir as portas, haverá um carnaval inteiro pronto esperando por você! As casas são sempre grandes e é bem bacana ir com uma galera. Geralmente são All Inclusive e possuem um freezer repleto de cerveja e água! 

E agora em 2019, Olinda anunciou os camarotes e a programação que você pode ver aqui. Lembrando que os bloquinhos e agremiações desfilam todos os dias e se misturam com os foliões, virando uma enorme festa. Os horários são principalmente de manhã e à tarde, mas também com ótimas opções à noite.  O evento de camarote será open bar premium e terá incríveis atrações, como Wesley Safadão, Alok, Gabriel Diniz, entre outros, vale muito a pena! 

Os blocos que desfilam pelas ruas de Olinda, tocando troças e portando seus estandartes e alguns deles, associados a algum boneco, são os principais: 

Bacalhau do Batata 

Cariri Olindense 

Elefante de Olinda 

Equanto isso na Sala da Justiça 

Eu Acho é Pouco 

O Homem da Meia-Noite 

Lamento Negro 

Mangue Beat 

 

Comente pelo Facebook